domingo, 3 de janeiro de 2010

Feliz 2010 !!!


Primeiro post de 2010 e vou falar sobre o significado da Sakura para os orientais, sendo essa uma "analogia" a figura feminina e a fragílidade da vida. Sendo assim resolvi reforçar o que os estudiosos dizem sobre o ano de 2010, estamos segundo numerólogos sendo regidos pela Imperatriz (Tarô) ano nº 3 e astrólogos por Vênus, ou seja, estamos num ano totalmente feminino.... Ano de muita felicidade e prosperidade!


Que as flores da Sakura tragam sorte e realizações à todos, esso é o meu desejo de 2010 à todos....


Flor da Cerejeira – Lendas e Símbolo



A Sakura, flor da cerejeira, é a flor nacional do Japão e símbolo de felicidade. Na época da floração das cerejeiras as crianças iniciam o ano escolar e os recém formados saem em busca de trabalho.O significado dessa flor(Sakura), provém de lendas e crenças. Sakura é uma modificação do nome sakuya, proveniente da princesa Kono-hana-sakuya-hime, a qual os japoneses veneravam no topo do Monte Fuji. Acredita-se que a princesa tenha caído dos céus sobre uma cerejeira.
Outro aspecto de forte significado do sakura é sua ligação com os samurais. No período feudal, a vida desses guerreiros era comparada à efemeridade da flor de cerejeira, que durava apenas três dias na primavera.
Da mesma forma eram os samurais, sempre dispostos a dar suas vidas em nome de seus mestres. Também conhecida como "flor das flores" no arquipélago, hoje o sakura faz parte da padronagem de quimonos e acessórios decorativos
.



DADOS TÉCNICOS:

Nome científico: Prunus serrulataNome popular: cerejeira-ornamental, cerejeira-do-japão, sakura.


Família: Rosaceae.Origem e ocorrência: Ásia.


Porte: até 15 metros.


Flores: flores brancas ou róseas formadas no início do outono aqui no Brasil, mas na mesma época sua florada é utilizada para a celebração da primavera no Japão, em uma festa chamada Hanami.


Hanami: significa olhar as flores. Na época da florada da cerejeira, as pessoas no Japão, (e também em muitas cidades brasileiras) se reúnem nos parques para apreciar a beleza das flores. Que caem em poucos dias.”